quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Atividades de Transição Positiva

Hoje demos início às atividades de arranque do ano letivo e recebemos os nossos mais pequeninos da Escola Sede: os alunos do 5°ano!

Trouxeram os encarregados de educação e também algum nervoso miudinho, misturado com curiosidade e boa disposição. Conversaram com a Direção, com os Diretores de Turma, com os agentes da Escola Segura e com o SPO. Foram conhecer os cantos à casa e visitar vários espaços da escola, para relembrar o percurso que já tinham feito no ano passado.
No final, juntamente com os encarregados de educação e com os DT, partilharam os seus sonhos para este ano.
Esperamos que os vossos sonhos se concretizem e que este ano seja fantástico. Quanto a nós, já sabem onde estamos e brevemente terão notícias nossas sobre os clubes e intervenções terapêuticas do SPO.

Sejam bem-vindos e até breve!!








quarta-feira, 26 de julho de 2023

Emocion'Arte

No laboratório das emoções "Emocion'arte" temos trabalhado competências emocionais, partindo da identificação das emoções em nós e nos outros e com estratégias de autorregulação e de bem-estar. E que bom que é vê-los crescer no desenvolvimento emocional.












Programa de Transição Positiva

Esta é a sala A3 (Gabinete de Psicologia), pronta para receber uma visita muito especial. As turmas do 4°ano das quatro escolas do Agrupamento vieram conhecer a Escola Sede e o SPO teve oportunidade de mostrar alguns dos materiais de intervenção que utiliza nos seus clubes.

Conversámos sobre o gabinete SOS, sobre o Clube do Bem-Estar, o Clube Gerir, Pensar e Sonhar (GPS) e o Clube Sentir, Transformar, Observar e Parar (STOP). No início do próximo ano os alunos irão receber mais informações sobre os clubes ativos e respetivos horários. Visitámos também a nossa horta Semear Saberes, com a ajuda da Prof. Isilda Fonseca.

No âmbito do Programa de Transição Positiva procurámos saber quais eram as principais preocupações dos alunos acerca da ida para o 5°ano e reunimos as respostas mais representativas num copo gigante. O copo das preocupações vai ficar guardado no Gabinete de Psicologia, que nos parece ser o sítio certo para guardar preocupações.

Sejam bem-vindos e voltem sempre que precisarem!






Clube do Bem-Estar e Clube Semear Saberes: as placas identificadoras da horta

Os alunos do Clube do Bem-Estar estiveram a ajudar os alunos do Clube Semear Saberes e desenharam as placas identificadoras dos frutos e legumes. Com a ajuda da Professora Cristina Tenrinho, fizeram desenhos, que depois se plastificaram e colocaram na terra com a ajuda de pequenas canas.












As hortas dos nossos alunos

 O Clube Semear Saberes tem alunos fantásticos, curiosos e muito empenhados. Alguns descobriram uma verdadeira (e nova) paixão: mexer na terra, semear e plantar, regar e ver crescer.

O nosso querido Afonso decidiu fazer a sua própria horta e nas férias vai dar continuidade a esta rotina que começou durante o ano letivo.

É verdadeiramente gratificante saber que deixamos marcas que vão para além do nosso período de intervenção e ficamos felizes por saber que nas férias há alunos que continuam a ter estas experiências saudáveis ao ar livre.

Muito obrigada pelas fotografias!






quarta-feira, 24 de maio de 2023

Clube do Bem-Estar: promover a amizade

 O grupo que temos este ano no Clube do Bem-Estar está cheio de apaixonados por culinária. Não podemos fazer atividades culinárias todas as semanas e gostamos de variar as dinâmicas, mas sabemos que estes dias são sempre um sucesso! A intencionalidade é muito importante para nós e, sempre que há uma atividade dinamizada no Clube, tem que estar relacionada com o nosso plano de intervenção psicológica. Depois de algumas voltas lá conseguimos integrar a Nutella, mais uma vez, numa sessão. Fizemos uma pizza doce e apresentámos o que é para nós a "Amizade à Fatia". No final da sessão, os alunos levaram para casa uma caixa de pizza com as diferentes fatias que devem compor uma amizade saudável.








Clube do bem-Estar: desafiar pensamentos negativos

 No Clube do Bem-Estar começámos a aprender a ver a vida com outros olhos. Os pensamentos automáticos negativos podem surgir quando menos esperamos e nessas alturas parece que começamos a ver tudo de forma distorcida. Passamos a ver o mundo com uns óculos que têm as lentes estragadas! A primeira coisa que podemos fazer é aprender a identificar esses pensamentos e trocar as lentes. Depois podemos também desafiá-los e substituí-los por outros mais adequados e saudáveis! A nossa mini destruidora de papel ajudou-nos a reduzir os pensamentos negativos a pequenos bocadinhos e os óculos distorcidos foram substituídos por uma visão mais correta da realidade!