Mostrar mensagens com a etiqueta colaboração entre Clubes. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta colaboração entre Clubes. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 7 de março de 2025

Sabores e Lavores/Clube do Bem-Estar: pizzas e cartas de amor

O Clube Sabores e Lavores e o Clube do Bem-Estar terminaram o mês dos afetos a fazer uma carta de amor comestível e com sabor a pizza! Apesar de termos trabalhado competências diferentes, o resultado final foi o mesmo: um delicioso wrap com sabor a pizza e em forma de envelope!










quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

Sabores e Lavores: Haloween, S. Martinho e Natal

 No Clube "Sabores e Lavores" os últimos dois meses foram dedicados à celebração de algumas datas especiais, como o Haloween, o S. Martinho e o Natal.

Na área da Matemática, continuámos a trabalhar proporções, medidas e frações. Abordámos algumas lendas e um pouco de História sobre estas datas festivas. Explorámos conceitos das Ciências (o estado sólido e o estado líquido de alguns dos ingredientes utilizados, a fermentação, a congelação). Continuámos a trabalhar a leitura e a escrita na utilização das receitas, assim como o trabalho em equipa e a resolução de problemas. Colaborámos com a nossa Biblioteca Escolar e fizemos as nossas mãos em papel colorido para depois colocar numa árvore de Natal.
Por último, e não menos importante, abraçámos em todas as sessões aquele que é talvez o nosso maior desafio: o trabalho direto na área da seletividade alimentar. Sentimos as texturas, cheiramos e provamos os ingredientes individualmente e já depois conjugados na receita finalizada.
























Semear Saberes: utilização do abacate e a arte de fazer sushi

Nestes dias de chuva é preciso puxar pela imaginação para podermos dinamizar uma horta terapêutica. Plantámos e semeámos muito, regámos, limpámos e cuidámos, mas ainda não conseguimos colher quase nada.

Apesar de não termos frutos no nosso pequeno abacateiro, os alunos escolheram mais uma vez o abacate para ser a estrela da sessão. Como é que iríamos utilizar os abacates?
A resposta chegou depressa, foi unânime e muito improvável. A sessão seria sobre como fazer sushi, com abacate, manga e salmão fumado. Numa manhã chuvosa, onde a natureza se encarregou de regar a horta, lá fomos nós!
Planeamento, resolução de problemas, autocontrolo, resistência à frustração, abertura à mudança, atenção/concentração, memória de trabalho, motricidade fina, trabalho em equipa e redução da seletividade alimentar... Quem diria que fazer sushi ajuda a desenvolver tantas competências?
Esta foi uma sessão muito especial, pois fazer sushi é um ato complexo e cheio de desafios. Desafios para eles e para nós! Prova superada (ufa!).








quarta-feira, 26 de julho de 2023

Programa de Transição Positiva

Esta é a sala A3 (Gabinete de Psicologia), pronta para receber uma visita muito especial. As turmas do 4°ano das quatro escolas do Agrupamento vieram conhecer a Escola Sede e o SPO teve oportunidade de mostrar alguns dos materiais de intervenção que utiliza nos seus clubes.

Conversámos sobre o gabinete SOS, sobre o Clube do Bem-Estar, o Clube Gerir, Pensar e Sonhar (GPS) e o Clube Sentir, Transformar, Observar e Parar (STOP). No início do próximo ano os alunos irão receber mais informações sobre os clubes ativos e respetivos horários. Visitámos também a nossa horta Semear Saberes, com a ajuda da Prof. Isilda Fonseca.

No âmbito do Programa de Transição Positiva procurámos saber quais eram as principais preocupações dos alunos acerca da ida para o 5°ano e reunimos as respostas mais representativas num copo gigante. O copo das preocupações vai ficar guardado no Gabinete de Psicologia, que nos parece ser o sítio certo para guardar preocupações.

Sejam bem-vindos e voltem sempre que precisarem!






Clube do Bem-Estar e Clube Semear Saberes: as placas identificadoras da horta

Os alunos do Clube do Bem-Estar estiveram a ajudar os alunos do Clube Semear Saberes e desenharam as placas identificadoras dos frutos e legumes. Com a ajuda da Professora Cristina Tenrinho, fizeram desenhos, que depois se plastificaram e colocaram na terra com a ajuda de pequenas canas.












quarta-feira, 6 de julho de 2022

Clube Semear Saberes 2021-22

O nosso Clube Semear Saberes foi ganhando forma ao longo do ano letivo, à medida que os legumes e frutas da nossa horta também foram crescendo. Obrigada a todos os docentes, assistentes operacionais, técnicos, famílias e alunos que colaboraram ativamente neste programa e que fizeram dele uma experiência tão enriquecedora!


 

sexta-feira, 29 de abril de 2022

Semear Saberes: novidades da nossa horta

 O Clube Semear Saberes está a crescer! Temos mais alunos inscritos e a nossa horta já começa a mostrar algumas novidades! Entretanto também conseguimos ganhar um prémio fantástico, no âmbito do Programa Projects with a Heart (PwH), Philips Morris. Conseguimos assim ter novos materiais, sementes, uma estufa, entre outros!