Mostrar mensagens com a etiqueta PES. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta PES. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

Workshop Para Pais e Filhos

No âmbito da comemoração do Dia da Alimentação, sentámo-nos à mesa com oito alunos, oito pais, uma enfermeira escolar e vários elementos das equipas PES, EMAEI e SPO. Uma mesa de jantar para vinte e seis pessoas no workshop "Fast-Food saudável para miúdos e graúdos"!

Muita adrenalina e uma noite bem passada no refeitório da nossa escola!





















sexta-feira, 7 de março de 2025

Clube do Bem-Estar: sessões sobre os medos

Nestas duas últimas semanas as sessões do Clube do Bem-Estar tiveram como objetivo dar continuidade ao tema dos Medos.

Os alunos escreveram uma carta a si próprios para ser lida daqui a 5 anos, onde referiam os medos atuais e como poderiam tentar ultrapassá-los.
Jogaram também o Jogo "Medos & Companhia", jogo esse que aborda diversos medos, mas também dá estratégias (anti medos) para os ultrapassar. Também permite que os jogadores ofereçam "coragem" uns aos outros e ajudem a ultrapassar os medos que vão surgindo nas cartas de jogo.
Por fim, fizemos uma pequena dinâmica em que cada aluno tinha de referir (escolhendo entre dois medos) qual a situação em que teria mais medo. São momentos de partilha que permitem um melhor autoconhecimento, mas também, ao ouvir as escolhas dos outros, conhecê-los melhor e poder ajudá-los com estratégias, se for o caso.




quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Amigo Secreto: atividade do mês dos afetos

Estão bem compostas as mesas do Amigo Secreto! Todos os dias é um corrupio na sala dos professores e são bem engraçadas algumas das lembranças que por lá aparecem. Apesar de sermos muitos, conhecemo-nos muito bem!!

Neste mês dos afetos, esta atividade tem permitido momentos de carinho, partilha e boa disposição entre todos nós.




sábado, 25 de janeiro de 2025

Clube do Bem-Estar: estabelecer objetivos

 Nos dias 8 e 15 de janeiro estivemos a trabalhar sobre os objetivos SMART. SMART é um acrónimo inglês, mas que em português podemos traduzir para objetivos: Específicos; Mensuráveis; Atingíveis; Relevantes; Temporais.

Na primeira sessão os alunos pensaram nos objetivos que gostariam de atingir em 2025 (sem mais indicações).

Na segunda sessão já foi explicado o que são Objetivos SMART e os alunos participaram num jogo de pistas pela escola onde tiveram de seguir pistas e fazer atividades em que iam definindo os objetivos de acordo com as indicações dadas. No final foi proposto que definissem um objetivo único que fosse específico, mensurável, atingível, relevante e definido no tempo.

Garantimos que, até ao fim do ano, não iremos perder de vista esses objetivos!

 








quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Clube do Bem-Estar: empatia à fatia

 No Clube do Bem-Estar abordámos o tema da Empatia. Fizemos um pequeno debate sobre os aspetos a ter em consideração quando falamos em empatia e em que situações mais facilmente/ ou mais dificilmente cada um de nós é empático.

Cozinhámos uma tarte de maçã e os alunos preencheram a ficha "Empatia à fatia" enquanto a saboreavam.







Clube do Bem-Estar 2024-25: sessões de outubro e novembro

 O tempo passa a correr e já tivemos quatro sessões do Clube do Bem-Estar! Alguns alunos já frequentavam o Clube no ano passado, outros são novos e outros ainda vão integrar o grupo na próxima semana irão integrar na próxima semana. Durante estas quatro sessões fizemos um levantamento dos temas e atividades que os alunos mais gostavam de fazer. Desta forma, vamos planificar um clube à medida das necessidades e interesses do grupo.

Para além disso, fizemos a habitual identificação emocional da semana, dinâmica realizada semanalmente, ainda que sob formas diferentes.

Já abordámos estratégias de bem-estar (através da respiração dos aromas doces), de promoção da autoestima (e as coisas positivas que temos na nossa vida) e promovemos, através da dinâmica da construção de uma torre, o trabalho em equipa e tomadas de decisão.














Super Fast Food Saudável para Miúdos e Graúdos, workshop 2024-25

Foi com “cozinha cheia” que no dia 30 de outubro se realizou na Escola Básica Carlos Ribeiro mais uma edição do workshop; “Super Fast Food Saudável para Miúdos e Graúdos”.

As equipas, constituídas por um aluno do 5º ano e pelo respetivo encarregado de educação, aceitaram o desafio com um entusiasmo contagiante, puseram as mãos na massa e confecionaram as receitas, apresentadas pela Equipa de Promoção e Educação para a Saúde (PES).
Entre tachos, panelas de tamanho XXL e conversas animadas durante a confeção das receitas e a sua degustação, a noite passou sem darmos por isso. As famílias levaram para casa um certificado de participação e um pequeno livro de receitas saudáveis. O evento teve o patrocínio do InterMarché de Fernão Ferro.

A Equipa PES