Mostrar mensagens com a etiqueta Transição Positiva. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Transição Positiva. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 16 de junho de 2026

Programa de Transição Positiva no 4.º ano

O 4.º ano é esse lugar estranho onde, pela primeira vez, se percebe que as coisas vão mudar a sério. Não é só mais um caderno cheio ou mais uma ficha terminada com pressa antes do recreio. É um ano que fica ali, suspenso, entre o que ainda é pequeno e o que já começa a crescer. E é precisamente nesse intervalo que se começa a preparar o salto. No meio dos desenhos, das portas que se abrem em papel e das salas inventadas, há conversas sérias sobre o que vem a seguir. No Laboratório de emoções e na "transição positiva" fala-se do que muda… e do que custa mudar. Nomeiam-se medos que às vezes nem sabiam explicar: a tristeza de deixar a professora, o receio de se afastar dos amigos, a ansiedade dos novos horários, das regras diferentes, até aquelas preocupações mais silenciosas, como perder o cartão da escola ou não saber bem como reagir a situações difíceis.

E, pouco a pouco, vai-se criando espaço para sentir e para aprender a lidar com o que se sente.
Amanhã é dia de dar um passo concreto. Vamos sair da escola que já é casa e visitar a próxima. Conhecer os cantos à casa, percorrer corredores novos, imaginar rotinas diferentes. E, no meio disso tudo, talvez perceber que o desconhecido, afinal, também pode ser habitável. Porque crescer não é deixar de ter medo. É ir, mesmo assim, com um bocadinho mais de ferramentas… e com a certeza de que não se vai sozinho.

Estamos aqui para o que for preciso!
Rita Marques, psicóloga do 1.º ciclo.







quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Atividades de Transição Positiva

Hoje demos início às atividades de arranque do ano letivo e recebemos os nossos mais pequeninos da Escola Sede: os alunos do 5°ano!

Trouxeram os encarregados de educação e também algum nervoso miudinho, misturado com curiosidade e boa disposição. Conversaram com a Direção, com os Diretores de Turma, com os agentes da Escola Segura e com o SPO. Foram conhecer os cantos à casa e visitar vários espaços da escola, para relembrar o percurso que já tinham feito no ano passado.
No final, juntamente com os encarregados de educação e com os DT, partilharam os seus sonhos para este ano.
Esperamos que os vossos sonhos se concretizem e que este ano seja fantástico. Quanto a nós, já sabem onde estamos e brevemente terão notícias nossas sobre os clubes e intervenções terapêuticas do SPO.

Sejam bem-vindos e até breve!!








quarta-feira, 26 de julho de 2023

Programa de Transição Positiva

Esta é a sala A3 (Gabinete de Psicologia), pronta para receber uma visita muito especial. As turmas do 4°ano das quatro escolas do Agrupamento vieram conhecer a Escola Sede e o SPO teve oportunidade de mostrar alguns dos materiais de intervenção que utiliza nos seus clubes.

Conversámos sobre o gabinete SOS, sobre o Clube do Bem-Estar, o Clube Gerir, Pensar e Sonhar (GPS) e o Clube Sentir, Transformar, Observar e Parar (STOP). No início do próximo ano os alunos irão receber mais informações sobre os clubes ativos e respetivos horários. Visitámos também a nossa horta Semear Saberes, com a ajuda da Prof. Isilda Fonseca.

No âmbito do Programa de Transição Positiva procurámos saber quais eram as principais preocupações dos alunos acerca da ida para o 5°ano e reunimos as respostas mais representativas num copo gigante. O copo das preocupações vai ficar guardado no Gabinete de Psicologia, que nos parece ser o sítio certo para guardar preocupações.

Sejam bem-vindos e voltem sempre que precisarem!






sábado, 14 de abril de 2018

Projeto de transição positiva

Programa de Transição Positiva “À Descoberta do 5º ano”

A passagem do 1º para o 2º ciclo pressupõe que os alunos realizem um leque variado de aprendizagens, nomeadamente relativas a uma mudança de espaço físico (por vezes até mais distante do local de residência), uma aprendizagem sobre a realização de novos relacionamentos, com pares e professores, a passagem da monodocência para a pluridocência. Disciplinas diversas, horários diferentes, novas responsabilidades, novas exigências geram habitualmente sentimentos de insegurança que são difíceis de controlar, especialmente quando a criança não possui competências pessoais e sociais que permitam fazer face a estes novos desafios. Para as crianças mais frágeis do ponto de vista emocional, esta fase pode trazer uma diminuição do rendimento académico, baixa autoestima, decréscimo de motivação, desinteresse pela aprendizagem, problemas de comportamento e aprendizagem e problemas emocionais.

No passado ano letivo, a psicóloga e a assistente social do SPO investiram na implementação de um projeto-piloto que procurou atuar a título preventivo, convidando os alunos a fazerem uma reflexão sobre as mudanças no seu percurso escolar que se aproximam, tendo sido trabalhadas diversas competências, como assertividade, resolução de problemas, responsabilidade, organização, controlo da ansiedade, entre outras. O resultado dessa intervenção culminou na elaboração de dois manuais (manual do aluno – dirigido a alunos que estão prestes a entrar 5º ano – e manual do professor – dirigido a professores titulares do 4º ano).

No presente ano letivo, prevê-se a realização da intervenção com todas as turmas de 4º ano do Agrupamento. As sessões têm periodicidade mensal e abordam temas diversos, adaptados às necessidades específicas de cada turma. No final de cada sessão, os alunos recebem materiais alusivos aos temas trabalhados, podendo depois utilizar os mesmos no ano seguinte para fazer face às dificuldades que podem surgir.

Alguns exemplos de temas abordados:


- Palestra com diretor de turma do 5º ano
- Semear amizades: como fazer e manter amigos
- Identificar e gerir emoções
- Kit Sem Stress: Estratégias para lidar com o stress de entrar no 2º Ciclo
- Ansiedade de desempenho: como lidar com o medo dos testes
- Qual é o tamanho das minhas preocupações?
- Promoção do autocontrolo: “filtra os pensamentos”
- Saber dizer “não”: a importância da assertividade
- Nuvens de qualidades: promoção da autoestima
- Valores: chaves para ser feliz
- O que fazer com mais liberdade: aprender a ser um aluno responsável