Mostrar mensagens com a etiqueta Sabores e Lavores. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Sabores e Lavores. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 7 de março de 2025

Sabores e Lavores: a primeira sopa com as nossas primeiras cenouras!!

Foi com muito entusiasmo que descobrimos que as nossas cenouras já estavam prontas para colher! Esta foi mesmo uma sessão muito especial no Clube Semear Saberes. Fizemos um creme de cenoura com a nossa primeira colheita!





Sabores e Lavores: um bolo de iogurte e uma limonada

Na Oficina Sabores e Lavores, a sessão do bolo de iogurte foi dedicada à promoção da autonomia. Praticamente sem a nossa orientação, os alunos pesquisaram uma receita, escreveram a receita num papel, distribuíram tarefas, selecionaram os ingredientes, fizeram a receita do princípio ao fim.

Enquanto esperavam que o bolo saísse do forno, lavaram a louça, arrumaram a bancada e foram ao intervalo. Como sobrou tempo ainda fizeram uma limonada!

Estão de parabéns, o bolo e a limonada ficaram deliciosos!











Sabores e Lavores: o regresso do sushi!

Os alunos da oficina "Sabores e Lavores" também quiseram aprender a fazer sushi! Estabelecemos um plano para definir quais eram as competências que prendíamos trabalhar e definimos tarefas para os diferentes participantes, tendo em conta que se trata de um grupo muito heterogéneo.

Promovemos a capacidade de planeamento e organização, pois foi necessário preparar todos os elementos no início da sessão.

Promoveu-se a atenção/concentração, memória de trabalho, motricidade fina e controlo dos impulsos. Foi preciso aprender a respeitar diferentes passos da receita, provar os sabores individualmente, cortar o peixe, lavar, descascar, fatiar os frutos, dividir o arroz, distribuir os molhos, cortar a alga e aprender a manusear os instrumentos... ao longo de toda a sessão, aprendeu-se muito a saber esperar!
Em 100 minutos, apenas 10 foram dedicados a provar e, em 10 minutos, todo o sushi desapareceu num ápice!

A confeção do sushi parece um processo difícil... e é mesmo! Mas com motivação e trabalho de equipa todos conseguiram fazer a sua parte e dar o seu contributo.














sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

Chá com Beijinhos 2025

Continuamos a celebrar o amor e hoje, na nossa Biblioteca, foi dia de "Chá com Beijinhos".

Este evento procura descobrir qual o "Melhor Bolo de Amor do Mundo". Com chá, poesia (palavras de amor), música (notas de amor), chávenas decoradas e corações originais, esta é sempre uma forma deliciosa de passar momentos divertidos e diferentes na nossa Biblioteca.

Este ano um dos alunos do ateliê Sabores e Lavores participou no concurso e os colegas do ateliê ajudaram! Esperamos que tenham gostado do nosso bolo!

Aproveitamos também para agradecer a todas as famílias que com uma imensa dedicação participam neste evento e que nos trazem, anos após ano, bolos que são verdadeiras obras de arte.



quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

Sabores e Lavores: Haloween, S. Martinho e Natal

 No Clube "Sabores e Lavores" os últimos dois meses foram dedicados à celebração de algumas datas especiais, como o Haloween, o S. Martinho e o Natal.

Na área da Matemática, continuámos a trabalhar proporções, medidas e frações. Abordámos algumas lendas e um pouco de História sobre estas datas festivas. Explorámos conceitos das Ciências (o estado sólido e o estado líquido de alguns dos ingredientes utilizados, a fermentação, a congelação). Continuámos a trabalhar a leitura e a escrita na utilização das receitas, assim como o trabalho em equipa e a resolução de problemas. Colaborámos com a nossa Biblioteca Escolar e fizemos as nossas mãos em papel colorido para depois colocar numa árvore de Natal.
Por último, e não menos importante, abraçámos em todas as sessões aquele que é talvez o nosso maior desafio: o trabalho direto na área da seletividade alimentar. Sentimos as texturas, cheiramos e provamos os ingredientes individualmente e já depois conjugados na receita finalizada.
























quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Sabores e Lavores: sopa "Sabores de Outono"

 O Ateliê "Sabores e Lavores" participou com a "Sopa sabores de outono", que foi uma das premiadas!!


Durante a sessão, fizemos um cartaz, escrevemos a receita, fizemos contas com os pesos e as quantidades, cortámos o pão em pedacinhos muito pequenos, provámos alguns ingredientes crus e depois cozinhados, conversámos sobre o valor nutricional dos legumes utilizados e alguns alunos experimentaram novos sabores (os croutons na sopa, as ervas aromáticas e as sementes de abóbora).
Os elementos que integraram o júri do concurso foram os seguintes: Joana Rita (nutricionista), André Rosado (Cozinheiro chefe), José Luís Santos (Diretor do Agrupamento), Fernanda Filipe (Presidente da Associação de Pais) e Sandra Rodrigues (Coordenadora de Projetos).

Equipas premiadas pelo Júri:
1º Classificado – Equipa 3 com a sopa “Sabores de outono”;
2º Classificado – Equipa 5 com a sopa “Abóbora e gengibre”;
3º Classificado – Equipa 6 com a sopa “Abóbora e cenoura”;
3º Classificado – Equipa 10 com a sopa “Cenoura”.
Votos do Público:
1º Classificado – Equipa 4 com a “Sopa da Barbie”;
2º Classificado – Equipa 8 com a “Sopa da avó Dália”;
3º Classificado – Equipa 7 com a “Sopa de agrião”.
Uma parceria Equipa PES/Grupo 520/910/SPO.