quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Novidades do Programa PROMEHS

 O Programa PROMEHS é um currículo universal de promoção da saúde mental em contexto escolar que tem sido aplicado em vários países. Este ano estamos a trabalhar com uma turma de 6°ano e todas as semanas vamos à aula de DTT ajudar a refletir sobre histórias que abordam os mais variados temas.

É com uma dança que se iniciam todas as sessões e é com gargalhadas que começamos sempre. Mas também há lugar para partilhar fragilidades, momentos menos bons, tristezas e lágrimas.
Aqui não há TPC e, se houver, são as famílias que os fazem. Obrigada desde já a todos os pais e irmãos que colaboraram no desafio proposto em dezembro.






terça-feira, 2 de janeiro de 2024

O Clube do Bem-Estar a celebrar o Natal

No Clube do Bem-Estar, terminámos o ano de 2023 a celebrar o Natal. Aliar a arte ao autocontrolo, procurar memórias sobre momentos em família, partilhar emoções associadas à época festiva ou fazer planos para o próximo ano, estas foram algumas das atividades realizadas neste Clube durante o mês de dezembro.





quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Clube do Bem-Estar

O Clube do Bem-Estar tem dedicado as últimas sessões ao tema dos medos. Com recurso à culinária e a atividades lúdicas, partilhámos algumas estratégias para lidar com os medos mais comuns nestas faixas etárias. Têm sido feitas partilhas muito interessantes por parte dos nossos alunos!









sábado, 2 de dezembro de 2023

Projeto Promehs

O Projeto PROMEHS - Promoting Mental Health in Schools - tem tido muito bons resultados em vários países na área da promoção da saúde mental em jovens. Este ano estamos a implementá-lo mais uma vez, numa turma do 6°ano.

Fizemos hoje a terceira sessão e iniciámos esta aventura com atividades de apresentação, quebra-gelo e identificação emocional.

Dançar não faz parte do programa, mas começar todas as sessões com uma atividade de movimento ajuda a promover o bem-estar, a fortalecer laços, a quebrar o gelo e... a dar umas boas gargalhadas!
Esta viagem pelas emoções, bem - estar e saúde mental vai continuar durante as próximas dez semanas!





terça-feira, 21 de novembro de 2023

Clube Semear Saberes

O Clube Semear Saberes tem estado dividido entre a horta e o gabinete. Fomos ver o espaço, limpámos o terreno, retirámos os espantalhos antigos e alguns objetos que por lá andavam espalhados.

A chuva tem aparecido sempre e temos aproveitado algumas sessões para voltar à ecologia emocional e à meteorologia das emoções.
Fizemos alguns vasos com suculentas e depois ainda vamos fazer um berçário com algumas folhas que entretanto se partiram. As suculentas, com o seu poder de fazer crescer novas folhas e novas plantas quando alguma se parte, são grandes aliadas das nossas sessões. Ajudam a ensinar o que é a resiliência!






quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Clube do Bem-Estar

No dia 11 de novembro de 2013 o Clube do Bem-Estar estava pronto para ser apresentado ao Conselho Pedagógico!! A Equipa PES queria trazer algo diferente à escola, um Clube onde se pudessem trabalhar competências sociais, saúde mental e psicologia positiva. Tudo isto asssociado a uma forte componente lúdica e artística. Depois de aprovado, rapidamente o colocámos em prática. O tempo voou e... e não é que passaram 10 anos?!

Na semana em que fizemos 10 anos, demos início às duas edições do Clube do Bem-Estar do presente ano letivo. Tínhamos vaga para 8 participantes mas os candidatos eram 16, pelo que este ano vamos ter dois grupos! Este ano, muitos dos inscritos têm justamente a idade do Clube: 10 anos!
Nesta primrira sessão começámos por fazer as apresentações, as nossas e as deles, e aproveitámos para cantar os parabéns a uma aniversariante. Depois fizemos uma atividade onde a arte e a psicologia andam de mãos dadas.
Este ano vamos contar com um elemento novo, a nossa estagiária de mestrado em psicologia Dr.ª Cátia Bonança, a quem damos as boas vindas!
Esperamos que todos tenham gostado do início desta aventura. Nós divertimo-nos imenso!










quarta-feira, 1 de novembro de 2023

"Conversas à Sexta": novo programa de intervenção psicológica

"Conversas à Sexta" é o novo grupo de intervenção psicológica do SPO e é dinamizado pela Dr.ª Cátia Marques.

Todas as semanas os alunos fazem uma viagem às suas emoções e aprendem a enfrentar os seus medos e dificuldades. Através da arte e de algumas metodologias projetivas, os alunos mais inibidos aprendem a expressar as suas emoções, a desafiar pensamentos negativos e a encontrar estratégias de resolução de problemas. Tem sido uma experiência muito interessante!