O Programa PROMEHS é um currículo universal de promoção da saúde mental em contexto escolar que tem sido aplicado em vários países. Este ano estamos a trabalhar com uma turma de 6°ano e todas as semanas vamos à aula de DTT ajudar a refletir sobre histórias que abordam os mais variados temas.
Este blogue é mantido pela psicóloga e pela assistente social do Serviço de Psicologia e Orientação, do Agrupamento de Escolas Pinhal de Frades. Se pretender contactar-nos, o nosso endereço de email é o seguinte: soniapereira@aepinhalfrades.pt ou mafaldabrandao@aepinhalfrades.pt Acompanhem as nossas atividades no Grupo SPO https://www.facebook.com/groups/1412517625459974/
quinta-feira, 4 de janeiro de 2024
Novidades do Programa PROMEHS
terça-feira, 2 de janeiro de 2024
O Clube do Bem-Estar a celebrar o Natal
No Clube do Bem-Estar, terminámos o ano de 2023 a celebrar o Natal. Aliar a arte ao autocontrolo, procurar memórias sobre momentos em família, partilhar emoções associadas à época festiva ou fazer planos para o próximo ano, estas foram algumas das atividades realizadas neste Clube durante o mês de dezembro.
quarta-feira, 13 de dezembro de 2023
Clube do Bem-Estar
O Clube do Bem-Estar tem dedicado as últimas sessões ao tema dos medos. Com recurso à culinária e a atividades lúdicas, partilhámos algumas estratégias para lidar com os medos mais comuns nestas faixas etárias. Têm sido feitas partilhas muito interessantes por parte dos nossos alunos!
sábado, 2 de dezembro de 2023
Projeto Promehs
O Projeto PROMEHS - Promoting Mental Health in Schools - tem tido muito bons resultados em vários países na área da promoção da saúde mental em jovens. Este ano estamos a implementá-lo mais uma vez, numa turma do 6°ano.
terça-feira, 21 de novembro de 2023
Clube Semear Saberes
O Clube Semear Saberes tem estado dividido entre a horta e o gabinete. Fomos ver o espaço, limpámos o terreno, retirámos os espantalhos antigos e alguns objetos que por lá andavam espalhados.
quarta-feira, 8 de novembro de 2023
Clube do Bem-Estar
No dia 11 de novembro de 2013 o Clube do Bem-Estar estava pronto para ser apresentado ao Conselho Pedagógico!! A Equipa PES queria trazer algo diferente à escola, um Clube onde se pudessem trabalhar competências sociais, saúde mental e psicologia positiva. Tudo isto asssociado a uma forte componente lúdica e artística. Depois de aprovado, rapidamente o colocámos em prática. O tempo voou e... e não é que passaram 10 anos?!
quarta-feira, 1 de novembro de 2023
"Conversas à Sexta": novo programa de intervenção psicológica
"Conversas à Sexta" é o novo grupo de intervenção psicológica do SPO e é dinamizado pela Dr.ª Cátia Marques.































