segunda-feira, 28 de março de 2022

Clube do bem-Estar

Trabalho em equipa, jogos de estratégia, gestão de emoções e muitas gargalhadas! Este é nosso Clube do Bem-Estar! Grupinho com personalidade forte, divertido e intenso.












Laboratório das Emoções: Toupeira Furacão

O Damião não consegue ficar sossegado e o seu ritmo agitado não facilita a aprendizagem. Os seus amigos também não têm muita paciência para tamanha agitação e os pais já não sabem o que fazer.

Depois de muitas aventuras e da ajuda da Berta, a feiticeira do bosque que faz terapias criativas, o Damião conseguiu encontrar uma solução.


Neste Laboratório das Emoções fomos mostrar o Damião a mais uma turma de 1º ciclo e aproveitámos para guardar um furacão dentro de um frasco! Obrigada à Prof. Helena Martins pelas fotos!







Projeto Voa (mentorias)

O Projeto Voa continua a avançar. Depois das entrevistas de seleção foi dinamizada a formação para todos os mentores! Temos uma fantástica equipa, com os nossos mentores prontos para ajudar!!









Clube Semear Saberes: novidades da nossa horta

O Clube Semear Saberes continua a cuidar da horta com todo o carinho e empenho. Temos agora um número maior de alunos inscritos, o que tem dado uma dinâmica diferente às atividades. As suculentas estão a crescer e as sementes já estão a dar lugar a algumas folhinhas. As flores dos morangos já começam a desaparecer enquanto começam a crescer os morangos.

Temos agora um planeador de horta biológica que nos ajuda a planificar as próximas plantações e estamos a dar um novo destino a algumas garrafas recicladas!

O próximo passo será fazer um espantalho que nos irá ajudar a proteger a nossa plantação.













quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Laboratório das emoções 1º ciclo: Medos & Companhia

O que é uma preocupação? Como é que a sinto no meu corpo? Como é que o meu corpo a manifesta? Será que é real? Exagerada? O que posso fazer para ajudar a acalmar a ansiedade? 

Estas são algumas das perguntas que são trabalhadas através de atividades lúdicas no laboratório das emoções "Medos e companhia" do 1º ciclo, onde criámos uma máquina de lavar preocupações, entre outras estratégias. Algumas imagens exemplificativas das sessões.






Laboratório das emoções 1º ciclo: STOP

O "STOP_Sentir, transformar, Observar e Parar" é o Laboratório das emoções, que em turma trabalha a identificação das emoções em nós e nos outros, aqueles momentos em que somos/ fomos um vulcão, os comportamentos adequados e desadequados em diversas circunstâncias, a tomada de decisão e estratégias de bem-estar. 

Imagens representativas de algumas das atividades.





Laboratório das emoções 1º ciclo: Semear a Amizade

Construir e manter relações positivas com os pares e desenvolver uma autoconsciência e consciência dos outros, permite melhorar as competências socioemocionais. Assim, partindo sobre o que é um amigo, o que é importante num amigo e como podemos resolver problemas nas amizades, vamos "Semear a amizade" em mais um laboratório das emoções do 1º ciclo!

Com direito, claro, a semear umas sementinhas de plantas aromáticas para serem bem cuidadas ao longo do ano letivo pela turma!