Este ano o 1º ciclo conta com a colaboração de três estagiários de Psicologia da Universidade Lusíada de Lisboa, a Patrícia, a Inês e o Pedro, que têm estado a desenvolver uma intervenção que visa a promoção do autocontrolo em quatro turmas de 4º ano.
Este blogue é mantido pela psicóloga e pela assistente social do Serviço de Psicologia e Orientação, do Agrupamento de Escolas Pinhal de Frades. Se pretender contactar-nos, o nosso endereço de email é o seguinte: soniapereira@aepinhalfrades.pt ou mafaldabrandao@aepinhalfrades.pt Acompanhem as nossas atividades no Grupo SPO https://www.facebook.com/groups/1412517625459974/
segunda-feira, 1 de abril de 2024
Intergalácticos intervenção em turma
Mentorias 2023_24
Depois do processo de receção de candidaturas e entrevistas aos candidatos, a equipa Voa - mentorias - dinamizou ontem uma formação para alunos mentores. Abordaram-se vários temas relacionados com a mentoria, como o papel do mentor, os estilos de comunicação, o círculo do controlo, entre outros. Temos agora uma equipa de mentores muito motivados e prontos para iniciar funções!
Programa STOP (autocontrolo) no 1º Ciclo
No presente ano letivo, o SPO passou a contar com a colaboração de mais um psicólogo, que se encontra a exercer funções no 1°ciclo. No decorrer do 1°semestre, o Dr. Guilherme Correia deu início à intervenção psicológica em pequeno grupo em todas as nossas escolas do 1°ciclo. O programa Sentir, Transformar, Observar e Parar - STOP- procura ajudar os alunos a identificar, gerir as emoções e a promover o autocontrolo.
quarta-feira, 20 de março de 2024
Visita à Futurália 2023_24
Hoje foi dia de conhecer profissões e opções formativas na Futurália!
sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024
"Conversas à Sexta": trabalhar o tema dos afetos
Fevereiro é o mês dos afetos e o grupo "Conversas à Sexta" já começou a preparar alguns postais para a atividade "Amigo Secreto".
quinta-feira, 4 de janeiro de 2024
Novidades do Programa PROMEHS
O Programa PROMEHS é um currículo universal de promoção da saúde mental em contexto escolar que tem sido aplicado em vários países. Este ano estamos a trabalhar com uma turma de 6°ano e todas as semanas vamos à aula de DTT ajudar a refletir sobre histórias que abordam os mais variados temas.
terça-feira, 2 de janeiro de 2024
O Clube do Bem-Estar a celebrar o Natal
No Clube do Bem-Estar, terminámos o ano de 2023 a celebrar o Natal. Aliar a arte ao autocontrolo, procurar memórias sobre momentos em família, partilhar emoções associadas à época festiva ou fazer planos para o próximo ano, estas foram algumas das atividades realizadas neste Clube durante o mês de dezembro.



































