segunda-feira, 1 de abril de 2024

Intergalácticos intervenção em turma

Este ano o 1º ciclo conta com a colaboração de três estagiários de Psicologia da Universidade Lusíada de Lisboa, a Patrícia, a Inês e o Pedro, que têm estado a desenvolver uma intervenção que visa a promoção do autocontrolo em quatro turmas de 4º ano.

O "Mundo dos Intergalácticos- uma aventura do comportamento" (Rita Antunes) é um programa de promoção de competências socioemocionais que aposta no relaxamento e no treino cognitivo-comportamental. A implementação deste programa terá continuidade no 2º semestre.






Mentorias 2023_24

 Depois do processo de receção de candidaturas e entrevistas aos candidatos, a equipa Voa - mentorias - dinamizou ontem uma formação para alunos mentores. Abordaram-se vários temas relacionados com a mentoria, como o papel do mentor, os estilos de comunicação, o círculo do controlo, entre outros. Temos agora uma equipa de mentores muito motivados e prontos para iniciar funções!









Programa STOP (autocontrolo) no 1º Ciclo

No presente ano letivo, o SPO passou a contar com a colaboração de mais um psicólogo, que se encontra a exercer funções no 1°ciclo. No decorrer do 1°semestre, o Dr. Guilherme Correia deu início à intervenção psicológica em pequeno grupo em todas as nossas escolas do 1°ciclo. O programa Sentir, Transformar, Observar e Parar - STOP- procura ajudar os alunos a identificar, gerir as emoções e a promover o autocontrolo.







quarta-feira, 20 de março de 2024

Visita à Futurália 2023_24

 Hoje foi dia de conhecer profissões e opções formativas na Futurália!

No âmbito do programa de orientação vocacional, os nossos alunos já tiveram algumas sessões informativas, em turma, nas aulas de DTT. Os alunos inscritos numa intervenção mais individualizada já estão a terminar a fase de realização de testes. Depois da interrupção letiva da Páscoa faremos os atendimentos individuais para discutir os resultados obtidos e fazer as recomendações finais.
Esperamos que o dia tenha sido animado e inspirador!












sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

"Conversas à Sexta": trabalhar o tema dos afetos

Fevereiro é o mês dos afetos e o grupo "Conversas à Sexta" já começou a preparar alguns postais para a atividade "Amigo Secreto".












quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Novidades do Programa PROMEHS

 O Programa PROMEHS é um currículo universal de promoção da saúde mental em contexto escolar que tem sido aplicado em vários países. Este ano estamos a trabalhar com uma turma de 6°ano e todas as semanas vamos à aula de DTT ajudar a refletir sobre histórias que abordam os mais variados temas.

É com uma dança que se iniciam todas as sessões e é com gargalhadas que começamos sempre. Mas também há lugar para partilhar fragilidades, momentos menos bons, tristezas e lágrimas.
Aqui não há TPC e, se houver, são as famílias que os fazem. Obrigada desde já a todos os pais e irmãos que colaboraram no desafio proposto em dezembro.






terça-feira, 2 de janeiro de 2024

O Clube do Bem-Estar a celebrar o Natal

No Clube do Bem-Estar, terminámos o ano de 2023 a celebrar o Natal. Aliar a arte ao autocontrolo, procurar memórias sobre momentos em família, partilhar emoções associadas à época festiva ou fazer planos para o próximo ano, estas foram algumas das atividades realizadas neste Clube durante o mês de dezembro.