terça-feira, 21 de novembro de 2023

Clube Semear Saberes

O Clube Semear Saberes tem estado dividido entre a horta e o gabinete. Fomos ver o espaço, limpámos o terreno, retirámos os espantalhos antigos e alguns objetos que por lá andavam espalhados.

A chuva tem aparecido sempre e temos aproveitado algumas sessões para voltar à ecologia emocional e à meteorologia das emoções.
Fizemos alguns vasos com suculentas e depois ainda vamos fazer um berçário com algumas folhas que entretanto se partiram. As suculentas, com o seu poder de fazer crescer novas folhas e novas plantas quando alguma se parte, são grandes aliadas das nossas sessões. Ajudam a ensinar o que é a resiliência!






quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Clube do Bem-Estar

No dia 11 de novembro de 2013 o Clube do Bem-Estar estava pronto para ser apresentado ao Conselho Pedagógico!! A Equipa PES queria trazer algo diferente à escola, um Clube onde se pudessem trabalhar competências sociais, saúde mental e psicologia positiva. Tudo isto asssociado a uma forte componente lúdica e artística. Depois de aprovado, rapidamente o colocámos em prática. O tempo voou e... e não é que passaram 10 anos?!

Na semana em que fizemos 10 anos, demos início às duas edições do Clube do Bem-Estar do presente ano letivo. Tínhamos vaga para 8 participantes mas os candidatos eram 16, pelo que este ano vamos ter dois grupos! Este ano, muitos dos inscritos têm justamente a idade do Clube: 10 anos!
Nesta primrira sessão começámos por fazer as apresentações, as nossas e as deles, e aproveitámos para cantar os parabéns a uma aniversariante. Depois fizemos uma atividade onde a arte e a psicologia andam de mãos dadas.
Este ano vamos contar com um elemento novo, a nossa estagiária de mestrado em psicologia Dr.ª Cátia Bonança, a quem damos as boas vindas!
Esperamos que todos tenham gostado do início desta aventura. Nós divertimo-nos imenso!










quarta-feira, 1 de novembro de 2023

"Conversas à Sexta": novo programa de intervenção psicológica

"Conversas à Sexta" é o novo grupo de intervenção psicológica do SPO e é dinamizado pela Dr.ª Cátia Marques.

Todas as semanas os alunos fazem uma viagem às suas emoções e aprendem a enfrentar os seus medos e dificuldades. Através da arte e de algumas metodologias projetivas, os alunos mais inibidos aprendem a expressar as suas emoções, a desafiar pensamentos negativos e a encontrar estratégias de resolução de problemas. Tem sido uma experiência muito interessante!





segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Workshop culinária saudável

A Equipa PES comemorou mais um Dia Mundial da Alimentação na cozinha da nossa escola sede. Confecionámos fast food saudável e juntámos à mesa 21 miúdos e graúdos! Foi um jantar muito divertido, colorido, saboroso e cheio de boa disposição. Obrigada aos pais que se juntaram a nós e que nos ajudaram a fazer este jantar.









quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Clube Semear Saberes 2023-24

O Clube Semear Saberes é a nossa horta terapêutica, onde aprendemos a conhecer e aceitar o clima exterior (a chuva, o sol, o furacão, o nevoeiro...) ao mesmo tempo que aprendemos a conhecer e aceitar o nosso clima interior (as emoções).
As sessões são semanais, decorrem todas as segundas-feiras das 14h05 às 14h55, até ao final do ano letivo.
Já podem inscrever-se através deste link!










domingo, 1 de outubro de 2023

Clube do Bem-Estar 2023-24

 Os nossos Clubes estão quase a começar e a partir de agora já podem inscrever-se!

O Clube do Bem-Estar procura promover, através de atividades lúdicas, o bem-estar e o ajustamento psicológico dos alunos. Irá decorrer semanalmente e ao longo do ano letivo, todas as quintas-feiras das 11h05 às 11h55.
Partilhamos algumas imagens das edições dos anos anteriores.
Ainda podem inscrever-se para o Clube do Bem-Estar através deste link! https://docs.google.com/.../1FAIpQLSdqv15VtNxEhR.../viewform















quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Atividades de Transição Positiva

Hoje demos início às atividades de arranque do ano letivo e recebemos os nossos mais pequeninos da Escola Sede: os alunos do 5°ano!

Trouxeram os encarregados de educação e também algum nervoso miudinho, misturado com curiosidade e boa disposição. Conversaram com a Direção, com os Diretores de Turma, com os agentes da Escola Segura e com o SPO. Foram conhecer os cantos à casa e visitar vários espaços da escola, para relembrar o percurso que já tinham feito no ano passado.
No final, juntamente com os encarregados de educação e com os DT, partilharam os seus sonhos para este ano.
Esperamos que os vossos sonhos se concretizem e que este ano seja fantástico. Quanto a nós, já sabem onde estamos e brevemente terão notícias nossas sobre os clubes e intervenções terapêuticas do SPO.

Sejam bem-vindos e até breve!!