quarta-feira, 24 de maio de 2023

Cerimónia de entrega do Selo Protetor

 Cerimónia de entrega do Selo protetor:

Selo Protetor é uma medida inovadora promovida pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ) para a promoção de uma maior eficácia e eficiência do sistema português de proteção da população infantojuvenil, desenvolvido pelas Entidades com Competência em Matéria de Infância e Juventude e que tem consolidado uma boa prática de trabalho integrado e em rede.
A atribuição do Selo Protetor confere um grande prestígio e, em simultâneo, uma responsabilidade acrescida, tendo em vista a salvaguarda dos direitos das crianças e jovens. Reconhecendo, assim, às entidades e a toda a comunidade educativa, um papel privilegiado na disseminação de boas práticas de promoção dos Direitos Humanos da Criança, numa ótica de inovação e desenvolvimento de uma cultura colaborativa e preventiva.
Foi com alegria e sentido de responsabilidade que o Agrupamento de Escolas de Pinhal de Frades recebeu, em novembro de 2022, a informação da atribuição do selo, para o Biénio 2022-2024.
Ontem foi o dia cerimónia de entrega da 4ª edição do Selo Protetor, ao Agrupamento de escolas Pinhal de Frades, em conjunto com as restantes 27 entidades que, ao nível nacional, receberam este reconhecimento.




Semear Saberes: atividade de culinária

 Foi uma alegria descobrir que as alfaces estavam finalmente prontas para consumir!! Fomos regar a horta muito rapidamente e depois a sessão foi dedicada aos wraps de atum com alface. As nossas alfaces têm um sabor especial.






Clube do Bem-Estar: Dia da Mãe

 Nas últimas semanas estivemos a preparar, no Clube do Bem-Estar, uma surpresa para as mães. A atividade exigia empenho e concentração, pelo que nunca este grupo esteve tão silencioso! Valeu a pena o esforço e conseguimos concentrar numa pequena caixa de fósforos um bouquet, uma mensagem e muito carinho e dedicação.








Clube do Bem-Estar: Emoções e Arte

 No Clube do Bem-Estar fizemos um balanço das emoções sentidas ao longo do ano letivo. Através da Arte conseguimos fazer atividades que nos permitem refletir sobre o nosso estado emocional.






Laboratório das Emoções: Apanha o bichinho da responsabilidade

 "Apanha o bichinho da responsabilidade" é um dos temas que tem sido trabalhado no âmbito do Laboratório das emoções, em algumas turmas (em especial de 4º ano, pois corresponde também ao Valor trabalhado no âmbito do projeto do Agrupamento Educar para os valores).

Para além de pequenas representações teatrais, atividades em grupo e partilhas sobre o tema, construímos um barquinho de papel, que tem como meta a responsabilidade. Que propósitos temos e quem nos ajuda a alcançá-los? Isso fica registado no nosso barco.






Laboratório das Emoções: Respir'Arte

 No laboratório das emoções "Respir'arte" trabalhamos várias estratégias que contribuem para acalmar e trazer bem-estar.

O que melhor me serve? Será a respiração da baleia? o relaxamento progressivo? a respiração consciente através das canetas? usar a bola que estica e encolhe? a respiração 5 dedos ou a respiração tic-tac? Por vezes podemos precisar da ajuda de uma almofada ou até do papel bolha, que tanto sucesso faz (entre alunos e adultos) ao fazer ploc ploc), mas o importante mesmo é descobrir o que nos ajuda a autorregular.






Clube do Bem-Estar: sessão sobre o medo

 No Clube do Bem-Estar utilizamos jogos e dinâmicas para facilitar partilhas sobre temas que, por vezes, são difíceis de abordar. De forma lúdica, aprendemos a identificar emoções e a utilizar estratégias mais saudáveis para fazer face às mesmas. Desta vez falámos sobre o medo.