No Clube do Bem-Estar fizemos um balanço das emoções sentidas ao longo do ano letivo. Através da Arte conseguimos fazer atividades que nos permitem refletir sobre o nosso estado emocional.
Este blogue é mantido pela psicóloga e pela assistente social do Serviço de Psicologia e Orientação, do Agrupamento de Escolas Pinhal de Frades. Se pretender contactar-nos, o nosso endereço de email é o seguinte: soniapereira@aepinhalfrades.pt ou mafaldabrandao@aepinhalfrades.pt Acompanhem as nossas atividades no Grupo SPO https://www.facebook.com/groups/1412517625459974/
quarta-feira, 24 de maio de 2023
Laboratório das Emoções: Apanha o bichinho da responsabilidade
"Apanha o bichinho da responsabilidade" é um dos temas que tem sido trabalhado no âmbito do Laboratório das emoções, em algumas turmas (em especial de 4º ano, pois corresponde também ao Valor trabalhado no âmbito do projeto do Agrupamento Educar para os valores).
Laboratório das Emoções: Respir'Arte
No laboratório das emoções "Respir'arte" trabalhamos várias estratégias que contribuem para acalmar e trazer bem-estar.
Clube do Bem-Estar: sessão sobre o medo
No Clube do Bem-Estar utilizamos jogos e dinâmicas para facilitar partilhas sobre temas que, por vezes, são difíceis de abordar. De forma lúdica, aprendemos a identificar emoções e a utilizar estratégias mais saudáveis para fazer face às mesmas. Desta vez falámos sobre o medo.
quinta-feira, 23 de março de 2023
Semear Saberes: os nossos espantalhos
Continuamos a cuidar da nossa horta no Clube Semear Saberes. Janeiro e Fevereiro são meses de espera onde nada parece acontecer. É preciso aprender a lidar com a frustração, continuar a cuidar e ter paciência.
Programa Gerir, Pensar e Sonhar (GPS): estabelecimento de objetivos
O Programa Gerir, Pensar e Sonhar (GPS) já começou e fizemos hoje a segunda sessão. Na semana passada apresentámos uma fábula que falava sobre a importância de sair da zona de conforto para podermos alcançar os nossos sonhos. Para recordar esta mensagem, os alunos fizeram e levaram para casa a garrafa do oceano. Hoje começámos a fazer um plano que nos vai acompanhar até ao final do ano letivo. Este plano é personalizado e resultou de um trabalho de equipa onde pais, diretores de turma, psicóloga e alunos definiram quais são as áreas mais prioritárias e quais os objetivos a atingir.
Clube do Bem-estar: Técnicas de Relaxamento
No Clube do Bem-Estar estivemos a aprender técnicas de relaxamento. Aprendemos a técnica da respiração dos aromas doces e fizemos cacau quente


























