quarta-feira, 24 de maio de 2023

Clube do Bem-Estar: Emoções e Arte

 No Clube do Bem-Estar fizemos um balanço das emoções sentidas ao longo do ano letivo. Através da Arte conseguimos fazer atividades que nos permitem refletir sobre o nosso estado emocional.






Laboratório das Emoções: Apanha o bichinho da responsabilidade

 "Apanha o bichinho da responsabilidade" é um dos temas que tem sido trabalhado no âmbito do Laboratório das emoções, em algumas turmas (em especial de 4º ano, pois corresponde também ao Valor trabalhado no âmbito do projeto do Agrupamento Educar para os valores).

Para além de pequenas representações teatrais, atividades em grupo e partilhas sobre o tema, construímos um barquinho de papel, que tem como meta a responsabilidade. Que propósitos temos e quem nos ajuda a alcançá-los? Isso fica registado no nosso barco.






Laboratório das Emoções: Respir'Arte

 No laboratório das emoções "Respir'arte" trabalhamos várias estratégias que contribuem para acalmar e trazer bem-estar.

O que melhor me serve? Será a respiração da baleia? o relaxamento progressivo? a respiração consciente através das canetas? usar a bola que estica e encolhe? a respiração 5 dedos ou a respiração tic-tac? Por vezes podemos precisar da ajuda de uma almofada ou até do papel bolha, que tanto sucesso faz (entre alunos e adultos) ao fazer ploc ploc), mas o importante mesmo é descobrir o que nos ajuda a autorregular.






Clube do Bem-Estar: sessão sobre o medo

 No Clube do Bem-Estar utilizamos jogos e dinâmicas para facilitar partilhas sobre temas que, por vezes, são difíceis de abordar. De forma lúdica, aprendemos a identificar emoções e a utilizar estratégias mais saudáveis para fazer face às mesmas. Desta vez falámos sobre o medo.





quinta-feira, 23 de março de 2023

Semear Saberes: os nossos espantalhos

Continuamos a cuidar da nossa horta no Clube Semear Saberes. Janeiro e Fevereiro são meses de espera onde nada parece acontecer. É preciso aprender a lidar com a frustração, continuar a cuidar e ter paciência.

Para conseguirmos comprar novas sementes fizemos um plano e começámos a vender suculentas. Obrigada a todas as pessoas (muito especiais) que quiseram comprá-las para nos ajudar!
Hoje a Professora Cristina Tenrinho começou a trazer alguns espantalhos feitos por alunos da nossa escola. Para a semana teremos mais!







Programa Gerir, Pensar e Sonhar (GPS): estabelecimento de objetivos

O Programa Gerir, Pensar e Sonhar (GPS) já começou e fizemos hoje a segunda sessão. Na semana passada apresentámos uma fábula que falava sobre a importância de sair da zona de conforto para podermos alcançar os nossos sonhos. Para recordar esta mensagem, os alunos fizeram e levaram para casa a garrafa do oceano. Hoje começámos a fazer um plano que nos vai acompanhar até ao final do ano letivo. Este plano é personalizado e resultou de um trabalho de equipa onde pais, diretores de turma, psicóloga e alunos definiram quais são as áreas mais prioritárias e quais os objetivos a atingir.








Clube do Bem-estar: Técnicas de Relaxamento

 No Clube do Bem-Estar estivemos a aprender técnicas de relaxamento. Aprendemos a técnica da respiração dos aromas doces e fizemos cacau quente