segunda-feira, 1 de abril de 2024

Programa STOP no 1ºCiclo

Em todas as nossas escolas do 1º Ciclo continuam a decorrer as sessões dos grupos de intervenção psicológica STOP (Sentir, Transformar, Observar e Parar).
O psicólogo Guilherme Correia tem estado a trabalhar a identificação de emoções e a forma como estas se manifestam no corpo.

Encontra-se em preparação a fase em que se vão construir estratégias para lidar com essas emoções.







 

Clube Pokemon 2023_24

Era uma vez um menino que um dia imaginou que os Clubes da escola podiam ser dinamizados por alunos. Pensou que seria bom se existisse um "Clube Pokemon", destinado a alunos de 2º Ciclo, um local onde os alunos se poderiam divertir, jogar às cartas e fazer atividades longe dos ecrãs e das tecnologias...

Nas férias de verão refletiu muito sobre o assunto. Delineou um plano, pensou em possíveis obstáculos, definiu estratégias, operacionalizou o projeto, fez um Powerpoint e gravou-o numa pen.
Em setembro, pediu para falar com a Diretora de Turma, entregou-lhe a pen e disse: "queria apresentar este projeto". O SPO reuniu com o aluno e o projeto foi apresentado à Direção e ao Conselho Pedagógico.
Depois de aprovado e incluído no Plano Anual de Atividades, o "Clube Pokemons" ainda parece um sonho. Mas entretanto o sonho deu lugar a um plano e transformou-se em realidade!
Com o objetivo de promover a socialização, a resolução de problemas, a gestão de emoções e o sentimento de pertença à escola, prevê-se para o início do 2º semestre a abertura de inscrições para este novo Clube. Será dinamizado pelo Santiago e pelo SPO!
Brevemente serão partilhadas, pelos Diretores de Turma de 2º Ciclo, mais informações acerca das inscrições.


Clube do Bem-Estar: exploração dos medos

Há quem tenha medo de palhaços, medo de dormir com os pés de fora, medo de ficar sem voz, medo de ficar doente ou medo que lhe roubem os doces.

Há medos engraçados para uns, mas sérios para outros. O que mais importa é que existe um espaço onde se podem assumir estes medos e conversar sobre eles.
Assim foi mais uma sessão do Clube do Bem-Estar no final do 1º semestre!





Intergalácticos intervenção em turma

Este ano o 1º ciclo conta com a colaboração de três estagiários de Psicologia da Universidade Lusíada de Lisboa, a Patrícia, a Inês e o Pedro, que têm estado a desenvolver uma intervenção que visa a promoção do autocontrolo em quatro turmas de 4º ano.

O "Mundo dos Intergalácticos- uma aventura do comportamento" (Rita Antunes) é um programa de promoção de competências socioemocionais que aposta no relaxamento e no treino cognitivo-comportamental. A implementação deste programa terá continuidade no 2º semestre.






Mentorias 2023_24

 Depois do processo de receção de candidaturas e entrevistas aos candidatos, a equipa Voa - mentorias - dinamizou ontem uma formação para alunos mentores. Abordaram-se vários temas relacionados com a mentoria, como o papel do mentor, os estilos de comunicação, o círculo do controlo, entre outros. Temos agora uma equipa de mentores muito motivados e prontos para iniciar funções!









Programa STOP (autocontrolo) no 1º Ciclo

No presente ano letivo, o SPO passou a contar com a colaboração de mais um psicólogo, que se encontra a exercer funções no 1°ciclo. No decorrer do 1°semestre, o Dr. Guilherme Correia deu início à intervenção psicológica em pequeno grupo em todas as nossas escolas do 1°ciclo. O programa Sentir, Transformar, Observar e Parar - STOP- procura ajudar os alunos a identificar, gerir as emoções e a promover o autocontrolo.







quarta-feira, 20 de março de 2024

Visita à Futurália 2023_24

 Hoje foi dia de conhecer profissões e opções formativas na Futurália!

No âmbito do programa de orientação vocacional, os nossos alunos já tiveram algumas sessões informativas, em turma, nas aulas de DTT. Os alunos inscritos numa intervenção mais individualizada já estão a terminar a fase de realização de testes. Depois da interrupção letiva da Páscoa faremos os atendimentos individuais para discutir os resultados obtidos e fazer as recomendações finais.
Esperamos que o dia tenha sido animado e inspirador!