O desenvolvimento da inteligência
emocional engloba o reconhecimento das sensações associadas às emoções
(permitindo a sua descodificação e a associação às vivências pessoais) e a
capacidade de contacto com o seu mundo interno afetivo (reconhecimento/elaboração
dos sentimentos primários), permitindo adquirir competências fundamentais para
o desenvolvimento psicológico saudável e para uma boa integração social.
O SPO propôs-se a implementar no
presente ano letivo o Emocion’Arte, um programa de natureza preventiva na área
das competências emocionais (educação emocional). O programa tem como base
várias obras literárias como “A jar full oh hapinness”, a “Zebra Camila”, a
“Maria dos Medo” e o “Zé Zangado”, e programas de intervenção, tais como o
“Monstro das Cores”, da autoria de Anna Llenas, o programa de intervenção “É
uma caixa cheia de emoções”, assim como algumas atividades associadas que visam
promover o reconhecimento/regulação emocional. As técnicas do SPO reuniram e
adaptaram estes materiais, construindo um programa de intervenção adaptado à
realidade do agrupamento.
O programa Emocion’Arte decorreu ao
longo de 9 sessões, sendo que a primeira e a última foram de avaliação
diagnóstica e final (através do teste ACES) e as restantes sessões de aplicação
do programa.
No âmbito desta intervenção foi
também criado um instrumento que denominámos “diário das emoções”, com o
objetivo estreitar a relação entre escola/família. Neste diário os pais tiveram
acesso a informações sobre as emoções trabalhadas, assim como desafios para
consolidar em contexto familiar a informação trabalhada em contexto de sala de
jardim-de-infância.
Esta intervenção ocorreu com a
assistente social e a psicóloga do SPO com a colaboração das educadoras de
infância responsáveis pela sala.
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