sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Projeto Emocion'Arte no Jardim-de-Infância


O desenvolvimento da inteligência emocional engloba o reconhecimento das sensações associadas às emoções (permitindo a sua descodificação e a associação às vivências pessoais) e a capacidade de contacto com o seu mundo interno afetivo (reconhecimento/elaboração dos sentimentos primários), permitindo adquirir competências fundamentais para o desenvolvimento psicológico saudável e para uma boa integração social.

O SPO propôs-se a implementar no presente ano letivo o Emocion’Arte, um programa de natureza preventiva na área das competências emocionais (educação emocional). O programa tem como base várias obras literárias como “A jar full oh hapinness”, a “Zebra Camila”, a “Maria dos Medo” e o “Zé Zangado”, e programas de intervenção, tais como o “Monstro das Cores”, da autoria de Anna Llenas, o programa de intervenção “É uma caixa cheia de emoções”, assim como algumas atividades associadas que visam promover o reconhecimento/regulação emocional. As técnicas do SPO reuniram e adaptaram estes materiais, construindo um programa de intervenção adaptado à realidade do agrupamento.

O programa Emocion’Arte decorreu ao longo de 9 sessões, sendo que a primeira e a última foram de avaliação diagnóstica e final (através do teste ACES) e as restantes sessões de aplicação do programa.
No âmbito desta intervenção foi também criado um instrumento que denominámos “diário das emoções”, com o objetivo estreitar a relação entre escola/família. Neste diário os pais tiveram acesso a informações sobre as emoções trabalhadas, assim como desafios para consolidar em contexto familiar a informação trabalhada em contexto de sala de jardim-de-infância.

Esta intervenção ocorreu com a assistente social e a psicóloga do SPO com a colaboração das educadoras de infância responsáveis pela sala.




























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