sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Projeto "A Ler Vamos"


A implementação de programas de intervenção precoce é considerada uma estratégia muito útil, sendo a prevenção uma prioridade para os Serviços de Psicologia e Orientação. No sentido de promover competências indispensáveis na sociedade atual, tais como a leitura e escrita e as competências matemáticas, a Câmara Municipal de Matosinhos desenvolve o Projeto “A Ler Vamos…” e o Projeto “Matiga – Matemática Amiga”, implementados com as crianças de 4 e 5 anos, da rede pública e solidária do concelho, e com os alunos do 1.º CEB. O objetivo deste trabalho é promover competências de literacia emergente e matemáticas que facilitem a aprendizagem formal da leitura e escrita e da matemática, tal como detetar precocemente crianças em risco educacional nestes domínios.

          Mesmo antes da entrada para o 1.º Ciclo, há competências que podem ser estimuladas e que são fundamentais para o posterior sucesso na aprendizagem da leitura e da escrita: (i) a linguagem oral, ou seja o vocabulário, a construção frásica e a compreensão da linguagem, (ii) a consciência fonológica, ou seja, a noção de que a fala se pode dividir em sons mais pequenos e capacidade de os discriminar (iii) e os conhecimentos acerca da linguagem escrita, ou seja, compreender que a escrita representa os sons da fala, conhecer as convenções da escrita e compreender a sua funcionalidade.

O desenvolvimento do conhecimento matemático tem início muito cedo e surge como uma atividade cognitiva informal, através do desenvolvimento do sentido de número e de diversas competências como a contagem e representação dos números, ordinalidade / cardinalidade, formas, padrões, medições, orientação espacial, operações, comparação e adição / subtração.

O Projeto “A Ler Vamos…”e o Projeto “Matiga – Matemática Amiga”, partindo da avaliação individual das crianças, desenvolvem atividades de promoção destas competências de uma forma lúdica, tais como a leitura e exploração de histórias e outro tipo de textos, jogos linguísticos, jogos de exploração da linguagem escrita e jogos de matemática.

Através de uma intervenção atempada, numa lógica preventiva e de promoção, são mobilizados os diversos agentes educativos, nomeadamente educadores de infância e encarregados de educação, no desenvolvimento destes projetos. Procura-se ainda a articulação interinstitucional com diversos serviços de saúde e educativos, numa dimensão ecológica e multidisciplinar.

Desta forma, e por considerarmos que se trata de um projeto de extrema qualidade, lançámos à Câmara Municipal de Matosinhos o desafio de partilhar este projeto com um Agrupamento de Escolas fora do concelho de Matosinhos. O desafio foi aceite, pelo que o SPO está disponível para acolher e implementar este projeto.






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