A
implementação de programas de intervenção precoce é considerada uma estratégia
muito útil, sendo a prevenção uma prioridade para os Serviços de Psicologia e
Orientação. No sentido de promover competências indispensáveis na sociedade
atual, tais como a leitura e escrita e as competências matemáticas, a Câmara
Municipal de Matosinhos desenvolve o Projeto “A Ler Vamos…” e o Projeto “Matiga
– Matemática Amiga”, implementados com as crianças de 4 e 5 anos, da rede
pública e solidária do concelho, e com os alunos do 1.º CEB. O objetivo deste
trabalho é promover competências de literacia emergente e matemáticas que
facilitem a aprendizagem formal da leitura e escrita e da matemática, tal como
detetar precocemente crianças em risco educacional nestes domínios.
Mesmo
antes da entrada para o 1.º Ciclo, há competências que podem ser estimuladas e
que são fundamentais para o posterior sucesso na aprendizagem da leitura e da
escrita: (i) a linguagem oral, ou seja o vocabulário, a construção frásica e a
compreensão da linguagem, (ii) a consciência fonológica, ou seja, a noção de
que a fala se pode dividir em sons mais pequenos e capacidade de os discriminar
(iii) e os conhecimentos acerca da linguagem escrita, ou seja, compreender que
a escrita representa os sons da fala, conhecer as convenções da escrita e
compreender a sua funcionalidade.
O
desenvolvimento do conhecimento matemático tem início muito cedo e surge como
uma atividade cognitiva informal, através do desenvolvimento do sentido de
número e de diversas competências como a contagem e representação dos números,
ordinalidade / cardinalidade, formas, padrões, medições, orientação espacial,
operações, comparação e adição / subtração.
O
Projeto “A Ler Vamos…”e o Projeto “Matiga – Matemática Amiga”, partindo da
avaliação individual das crianças, desenvolvem atividades de promoção destas
competências de uma forma lúdica, tais como a leitura e exploração de histórias
e outro tipo de textos, jogos linguísticos, jogos de exploração da linguagem
escrita e jogos de matemática.
Através
de uma intervenção atempada, numa lógica preventiva e de promoção, são
mobilizados os diversos agentes educativos, nomeadamente educadores de infância
e encarregados de educação, no desenvolvimento destes projetos. Procura-se
ainda a articulação interinstitucional com diversos serviços de saúde e
educativos, numa dimensão ecológica e multidisciplinar.
Desta
forma, e por considerarmos que se trata de um projeto de extrema qualidade,
lançámos à Câmara Municipal de Matosinhos o desafio de partilhar este projeto
com um Agrupamento de Escolas fora do concelho de Matosinhos. O desafio foi
aceite, pelo que o SPO está disponível para acolher e implementar este projeto.
Sem comentários:
Enviar um comentário