Tal como referido no Manual para a Promoção de Competências Socio emocionais em Meio Escolar (DGS, 2016), o conceito de competência emocional implica a aquisição de capacidades subjacentes à expressão de emoções, regulação socialmente adequada e conhecimento emocional, estando implicitamente relacionada com a identidade, história pessoal e com o desenvolvimento sociomoral da criança e jovem. É considerada uma competência central na capacidade de crianças e jovens interagirem, autorregularem-se e estabelecerem relações gratificantes com os outros, na gestão do afeto no início e na continuidade do envolvimento evolutivo com os pares.
Pode afirmar-se que a aprendizagem Socio emocional consiste no processo de desenvolvimento de competências sociais e emocionais pelas crianças e jovens, correspondendo aos conhecimentos, atitudes e competências que cada um precisa consolidar para fazer escolhas coerentes consigo próprio, ter relações interpessoais gratificantes e um comportamento socialmente responsável e ético. Estas aprendizagens podem ser aprofundadas através de programas de competências sócio emocionais.
Os programas de Aprendizagem Socio emocional (SEL) em contexto escolar surgem como um dos quadros de referência para a promoção da saúde mental neste contexto. Assim, as competências SEL são um constructo multidimensional e interativo e trabalham fatores cognitivos, interpessoais, emocionais e sociais.
A aplicabilidade desta tipologia de projetos promove ganhos, particularmente no que à saúde mental de toda a comunidade educativa se refere.
Os benefícios para todos incluem:
● Mais envolvimento na escola e nas aprendizagens;
● Promoção de competências sócio emocionais;
● Diminuição dos problemas emocionais e comportamentais;
● Maior capacidade de resolução de problemas e resiliência;
● Menor risco de alguns tipos de perturbações mentais;
● Prevenção do risco de uso/abuso de drogas;
● Menor risco de comportamento antissocial e criminal;
● A longo prazo, melhoria dos resultados socioeconómicos na vida adulta.
Nesta perspetiva, o programa STOP teve como objetivos promover competências sócio emocionais junto dos alunos de 1º, 2º e 3º ciclo. Tratou-se de uma intervenção em pequeno grupo, na qual os alunos trabalharam em conjunto para explorar os seus sentimentos, comportamentos, ideias e atitudes, geralmente as que dizem respeito ao desenvolvimento pessoal e social, assim como ao sucesso escolar. O programa procurou capacitar os alunos para a utilização de estratégias de coping, nomeadamente através do autocontrolo em diversos contextos (familiar, escolar, relacional). Foram explorados sentimentos de instabilidade emocional e são facultadas ferramentas de gestão comportamental.
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