Tanto o rastreio, como o programa de intervenção são implementados por psicólogas, sendo que o PNPSE permitiu a contratação de uma psicóloga a tempo completo, que fica totalmente afeta a este projeto, contando também com a colaboração do SPO (uma psicóloga do SPO e uma estagiária).
No programa de intervenção são trabalhadas as seguintes competências: (a) reconhecimento automático de palavras; (b) identificação do significado das palavras; (c) exploração de conhecimentos prévios; (d) leitura de texto (modelo fluente, leitura em eco, leitura individual, reconto, leitura dividida); (e) análise da gravação da leitura e (f) autoavaliação da leitura. A autoavaliação tem em conta os critérios: expressividade, construção de frases, precisão, ritmo e fluência.
Este programa foi estruturado para ser aplicado em regime misto (presencial vs à distância), tendo-se realizado durante o período de confinamento. O programa procura potenciar uma estreita colaboração entre Professores Titulares e as Famílias, de modo que esta parceria/capacitação permita que as estratégias aplicadas pelas psicólogas possam ser replicadas pelos Docentes e pelas Famílias.
A implementação deste projeto conta com a colaboração de uma equipa de investigação da Universidade Lusíada-Porto, que facultou formação às psicólogas e monitorizou toda a implementação do projeto.
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