terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Passaporte para o Sucesso: Promoção da Fluência leitora

 


O projeto de Promoção da Fluência Leitora tem como principais objetivos (i) a realização de um rastreio universal sobre o desempenho em leitura a todos os alunos do 3º ano e (ii) a implementação de um programa de intervenção semanal de 20 sessões, destinado aos alunos que apresentam mais dificuldades.

Tanto o rastreio, como o programa de intervenção são implementados por psicólogas, sendo que o PNPSE permitiu a contratação de uma psicóloga a tempo completo, que fica totalmente afeta a este projeto, contando também com a colaboração do SPO (uma psicóloga do SPO e uma estagiária).

No programa de intervenção são trabalhadas as seguintes competências: (a) reconhecimento automático de palavras; (b) identificação do significado das palavras; (c) exploração de conhecimentos prévios; (d) leitura de texto (modelo fluente, leitura em eco, leitura individual, reconto, leitura dividida); (e) análise da gravação da leitura e (f) autoavaliação da leitura. A autoavaliação tem em conta os critérios: expressividade, construção de frases, precisão, ritmo e fluência.

Este programa foi estruturado para ser aplicado em regime misto (presencial vs à distância), tendo-se realizado durante o período de confinamento. O programa procura potenciar uma estreita colaboração entre Professores Titulares e as Famílias, de modo que esta parceria/capacitação permita que as estratégias aplicadas pelas psicólogas possam ser replicadas pelos Docentes e pelas Famílias.

A implementação deste projeto conta com a colaboração de uma equipa de investigação da Universidade Lusíada-Porto, que facultou formação às psicólogas e monitorizou toda a implementação do projeto.



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