terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Passaporte para o sucesso: Literacia Emergente

 



O projeto de Promoção da Literacia Emergente destina-se a alunos do Ensino Pré-Escolar e tem como principais objetivos (i) a realização de um rastreio universal sobre competências pré-leitoras e (ii) a implementação de um programa de intervenção.

Tanto o rastreio como o programa de intervenção são implementados por psicólogas, tendo o PNPSE permitido a contratação de uma psicóloga a tempo completo que fica totalmente afeta a este projeto, trabalhando com a colaboração do SPO (uma psicóloga e uma estagiária de psicologia).

A intervenção destina-se a todos os alunos do grande grupo (universal), com sessões de periodicidade semanal, dinamizadas pela psicóloga com a presença/colaboração da Educadora. Inclui também a realização de uma intervenção em pequeno grupo destinada aos alunos que apresentaram maiores dificuldades aquando do rastreio (para além das sessões semanais em grande grupo, estas crianças beneficiam de sessões semanais em pequeno grupo).

Com a supervisão da psicóloga e com recurso à aplicação MIMEPE (acessível a PC, Tablet ou Telemóvel) as crianças realizam desafios com componente lúdica e que englobam tarefas como a diferenciação singular/plural, contrários, masculino/feminino, divisão silábica, diferenciação de fonemas, utilização de rimas e escrita inventada. Este programa foi preparado para ser aplicado em regime presencial e em regime à distância, tendo tido continuidade durante o período de confinamento.

Este programa foi estruturado para ser aplicado em regime misto (presencial vs à distância), tendo-se realizado durante o período de confinamento. O programa procura potenciar uma estreita colaboração entre Professores Titulares e as Famílias, de modo que esta parceria/capacitação permita que as estratégias aplicadas pelas psicólogas possam ser replicadas pelos Docentes e pelas Famílias.

A implementação deste projeto conta com a colaboração de uma equipa de investigação da Universidade Lusíada-Porto, que facultou formação às psicólogas e monitorizou toda a implementação do projeto.

Sem comentários:

Enviar um comentário