Nestes dias de chuva é preciso puxar pela imaginação para podermos dinamizar uma horta terapêutica. Plantámos e semeámos muito, regámos, limpámos e cuidámos, mas ainda não conseguimos colher quase nada.
Apesar de não termos frutos no nosso pequeno abacateiro, os alunos escolheram mais uma vez o abacate para ser a estrela da sessão. Como é que iríamos utilizar os abacates?
A resposta chegou depressa, foi unânime e muito improvável. A sessão seria sobre como fazer sushi, com abacate, manga e salmão fumado. Numa manhã chuvosa, onde a natureza se encarregou de regar a horta, lá fomos nós!
Planeamento, resolução de problemas, autocontrolo, resistência à frustração, abertura à mudança, atenção/concentração, memória de trabalho, motricidade fina, trabalho em equipa e redução da seletividade alimentar... Quem diria que fazer sushi ajuda a desenvolver tantas competências?
Esta foi uma sessão muito especial, pois fazer sushi é um ato complexo e cheio de desafios. Desafios para eles e para nós! Prova superada (ufa!).
Sem comentários:
Enviar um comentário