sábado, 25 de janeiro de 2025

Clube do Bem-Estar: estabelecer objetivos

 Nos dias 8 e 15 de janeiro estivemos a trabalhar sobre os objetivos SMART. SMART é um acrónimo inglês, mas que em português podemos traduzir para objetivos: Específicos; Mensuráveis; Atingíveis; Relevantes; Temporais.

Na primeira sessão os alunos pensaram nos objetivos que gostariam de atingir em 2025 (sem mais indicações).

Na segunda sessão já foi explicado o que são Objetivos SMART e os alunos participaram num jogo de pistas pela escola onde tiveram de seguir pistas e fazer atividades em que iam definindo os objetivos de acordo com as indicações dadas. No final foi proposto que definissem um objetivo único que fosse específico, mensurável, atingível, relevante e definido no tempo.

Garantimos que, até ao fim do ano, não iremos perder de vista esses objetivos!

 








quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

Clube do Bem-Estar: última sessão de 2024

O Clube do Bem-Estar chegou à sexta sessão na última semana de aulas antes da interrupção letiva do Natal. Como não poderia deixar de ser, esta sessão teve uma dinâmica diferente da habitual, e dado ser a última sessão antes do Natal, fizemos uma atividade natalícia ao som de músicas natalícias.

Os alunos realizaram um "globo de neve", que construíram de raíz e ao seu gosto, com os materiais disponíveis. Na parte de baixo do globo, levaram uma mensagem do Serviço de Psicologia, que é dirigida a toda a família.

No fim, pedimos que preenchessem a árvore de Natal do Serviço de Psicologia com uma mensagem que quisessem deixar, dirigida a todos quantos entram naquele gabinete.
Foi uma sessão animada, com bolinhas de esferovite a "esvoaçar" por todo o lado, cola quente e cola líquida a serem requisitadas a todo o instante e globos lindos e personalizados a saírem prontos para irem para casa!







Sabores e Lavores: Haloween, S. Martinho e Natal

 No Clube "Sabores e Lavores" os últimos dois meses foram dedicados à celebração de algumas datas especiais, como o Haloween, o S. Martinho e o Natal.

Na área da Matemática, continuámos a trabalhar proporções, medidas e frações. Abordámos algumas lendas e um pouco de História sobre estas datas festivas. Explorámos conceitos das Ciências (o estado sólido e o estado líquido de alguns dos ingredientes utilizados, a fermentação, a congelação). Continuámos a trabalhar a leitura e a escrita na utilização das receitas, assim como o trabalho em equipa e a resolução de problemas. Colaborámos com a nossa Biblioteca Escolar e fizemos as nossas mãos em papel colorido para depois colocar numa árvore de Natal.
Por último, e não menos importante, abraçámos em todas as sessões aquele que é talvez o nosso maior desafio: o trabalho direto na área da seletividade alimentar. Sentimos as texturas, cheiramos e provamos os ingredientes individualmente e já depois conjugados na receita finalizada.
























Semear Saberes: utilização do abacate e a arte de fazer sushi

Nestes dias de chuva é preciso puxar pela imaginação para podermos dinamizar uma horta terapêutica. Plantámos e semeámos muito, regámos, limpámos e cuidámos, mas ainda não conseguimos colher quase nada.

Apesar de não termos frutos no nosso pequeno abacateiro, os alunos escolheram mais uma vez o abacate para ser a estrela da sessão. Como é que iríamos utilizar os abacates?
A resposta chegou depressa, foi unânime e muito improvável. A sessão seria sobre como fazer sushi, com abacate, manga e salmão fumado. Numa manhã chuvosa, onde a natureza se encarregou de regar a horta, lá fomos nós!
Planeamento, resolução de problemas, autocontrolo, resistência à frustração, abertura à mudança, atenção/concentração, memória de trabalho, motricidade fina, trabalho em equipa e redução da seletividade alimentar... Quem diria que fazer sushi ajuda a desenvolver tantas competências?
Esta foi uma sessão muito especial, pois fazer sushi é um ato complexo e cheio de desafios. Desafios para eles e para nós! Prova superada (ufa!).








Semear Saberes: a nossa horta terapêutica

 O Clube "Semear Saberes" tem uma nova horta! Já no final do passado ano letivo conseguimos ter novos canteiros e uma organização diferente do espaço. Uma das nossas famílias teve a generosidade de fazer uma cerca e um portão para delimitar e proteger a horta! Assim conseguimos finalmente ter um espaço delimitado e organizado. Agradecemos, de coração, à querida família Isqueiro por toda a generosidade de nos terem proporcionado todas estas condições, que eram tão necessárias para a proteção deste espaço!

Apesar do frio que se fez sentir em algumas das sessões, os nossos alunos têm sido assíduos e muito participativos. Temos semeado, regado e planificado o que pretendemos fazer nos próximos meses.