Durante o mês de janeiro, o Clube do bem-estar (3º ciclo) participou na construção de materiais destinados à intervenção com alunos do 1º ciclo. Para saberem um pouco mais sobre este projeto, partilhamos a base teórica que serviu de mote à utilização destas garrafas.
Por vezes as crianças pequenas tornam-se tão estimuladas que é difícil acalmá-las. Embora existam muitas estratégias de relaxamento sensorial, estas nem sempre estão disponíveis ou são ineficazes em determinados contextos. Não seria bom se tivéssemos uma ferramenta sensorial pronta a utilizar quando uma criança faz uma birra no carro, mercearia, sala de aula, casa da avó, ou até mesmo em casa?
Assim como os recém-nascidos (especialmente os prematuros) aprendem a regular sua respiração, frequência cardíaca e temperatura corporal através de uma fonte externa (ou seja, contato pele a pele com a mãe), as crianças mais velhas frequentemente requerem uma fonte externa para aprender como regular as suas respostas fisiológicas e emocionais quando estão expostas ao stress. Chamamos a isto capacidade de "autorregulação". Algumas estratégias comuns de autorregulação são a respiração profunda, a massagem, a utilização de bolas antisstress, a utilização de cadeiras de baloiço, o contacto direto com animais de estimação, entre outras.
A maioria das crianças não são capazes de se autorregular e, muitas vezes, exigem algum tipo de instrução ou modelo de como responder aos fatores que causam stress emocional. Isto é especialmente verdadeiro para crianças com autismo e perturbações emocionais. Estas crianças muitas vezes exigem co regulação, o que significa que as estratégias de regulação devem ser ensinadas por outra pessoa.
Nesta perspetiva, as Calm Down Bottles são uma ótima ferramenta para ajudar as crianças a passarem da co regulação para a autorregulação. Se uma criança está tão perturbada, que não consegue controlar o seu comportamento, estas garrafas podem servir como uma "âncora" visual para trazer o seu foco ao lugar certo, especialmente naqueles momentos em que esta sente que o seu mundo interno está fora de controle. A criança pode agitar vigorosamente a garrafa e isso fornece um calma propriocetiva. Por outro lado, quando a criança demonstra dificuldades de autocontrolo, a agitação vigorosa da garrafa serve como uma saída física menos destrutiva do que bater em alguém. Enquanto a criança segura a garrafa e observa o brilho a cair, as suas mãos e olhos são trazidos para a linha média e isso pode ajudar a organizar e centrar o seu sistema nervoso também. Enquanto o seu coração bate rapidamente e a respiração está agitada e descontrolada, a queda lenta do brilho agitado pode servir como um modelo visual que, muitas vezes inconscientemente, pode diminuir o seu ritmo cardíaco e respiração.
Alguns adolescentes são um verdadeiro desafio em contexto de sala de aula. Sempre que se deparam com dificuldades, estes jovens têm habitualmente tendência para agir em vez de partilhar por palavras a sua frustração. Quando as palavras são difíceis de identificar, podemos ajudar estes adolescentes a encontrar formas alternativas de demostrar a ligação existente entre pensamentos, sentimentos e comportamentos. A Calm Down Bottle pode ser utilizada como uma poderosa metáfora visual que ilustra de que forma um caos de sentimentos, pensamentos e preocupações impede o aluno de estar atento e desperto para as aprendizagens. Ao agitar a garrafa, percebemos que o movimento de todas as partículas não permite um meio transparente e límpido. Relaxar, manter o foco e deixar o caos acalmar, à medida que se espera que as partículas se depositem no fundo, permite recuperar o ambiente límpido e, assim, manter a mente disponível para aprender.
Ainda na perspetiva da metáfora, a utilização de três diferentes cores de glitter poderá representar pensamentos, sentimentos e comportamentos. A água representará a mente, que contém estes três elementos. A instrução dada poderá a ser a seguinte: "a água que está nesta garrafa representa a tua mente. Estas partículas têm três cores que representam os pensamentos, os sentimentos e os comportamentos. De manhã, quando acordamos, podemos observar que a nossa mente está límpida, mas rapidamente percebemos que o nosso dia é cheio de desafios... ou porque acordamos tarde, ou porque não encontramos a roupa que queríamos, ou porque nos chateámos com os nossos pais, ou porque a família tem problemas... Chegamos à escola e, durante as aulas, a nossa mente continua agitada: pensamentos, sentimentos e comportamentos (vontade de agir antes de pensar)".
Nesta sequência, é fundamental transmitir que é necessário parar e dar tempo à nossa mente para acalmar. Só desta forma é possível garantir que todo o caos de pensamentos, sentimentos e comportamentos desça ao fundo, permitindo assim que a água volte a ficar límpida e que haja espaço para aprender.
Enquanto aguardam que a água volte a ficar transparente, os alunos devem concentrar-se na garrafa e respirar fundo até que as partículas deixem de se mover.
Um agradecimento muito especial à EPAL pela forma como acarinhou este projeto e por nos ter oferecido todas as garrafas Fill Forever que utilizámos nesta intervenção.
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